segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Devocional "Checando os motivos"

“O conhecimento traz orgulho...Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria.” 1 Coríntios 8:1-2

Antes de começarmos a subir a montanha do conhecimento das coisas de Deus, precisamos perguntar a nós mesmos: Qual é o meu alvo principal ao ocupar a mente com esses temas? O que pretendo fazer com o conhecimento sobre Deus? Porque este é o fato que temos de enfrentar: se procuramos o conhecimento teológico como um fim em si mesmo, é certo que não chegaremos a bom termo. Isto apenas nos fará orgulhosos e convencidos. A própria grandeza do assunto acabará nos intoxicando e podemos pensar que estamos um nível acima dos outros cristãos por causa de nosso interesse e compreensão do assunto. Então, passaremos a olhar de cima para baixo aqueles cujo conhecimento teológico nos parece primário e inadequado.
Estudar a Bíblia apenas para saber todas as respostas é o caminho mais curto para se tornar presunçoso e enganar a si mesmo. É necessário guardar nossos corações contra essa atitude e orar para que Deus nos mantenha longe disso.

Para meditar: O que você pretende fazer com o conhecimento de Deus? (seja honesto).


--Por: J.I.Packer no devocionário “O conhecimento de Deus ao longo do ano” --

4 comentários:

Anônimo disse...

Que mensagem abençoada e necessária! Quão maravilhoso seria se todos nós pudéssemos sempre refletir sobre essa questão!
Parabéns pela mensagem e pelo blog, vim retribuir a visita e me maravilhei com esta mensagem! Que Deus possa guiar sempre o caminho de vocês... Parabéns também por proporcionarem através desse blog o crescimento de outros cristãos!Vocês já fazem parte da minha lista de Blogs abençoados!
Foi um prazer receber a visita do Felipe e poder retribuíla!
Que Deus continue a usá-los!
A Paz do senhor...

Aldair R. Rios disse...

Demorei...mas estou aqui retribuindo a visita de Felipe...Com certeza...corremos o risco de nos achar superiores no que diz respeito ao conhecimento das doutrinas cristãs, que Deus venha nos guardar de toda presunção e hipocrisia e que ele venha nos dirigir em uma conduta ilibada, e que por sua graça venhamos lutar não pelo nosso nome ou pelo nome de qualquer outra criatura, mas venhamos engrandecer aquele que é o Único, digno de honra e glória para sempre. Amém

Anônimo disse...

O objetivo da Bíblia não é nos tornar mais sabidos, e sim mais santos. A busca do conhecimento deve visar a transformação de vidas, a primeira a nossa, e não acumular fatos sobre Deus.

Em Cristo,

Clóvis

Anônimo disse...

Acho que se verdadeiramente estudarmos a bíbia da maneira correta, e não apenas estudarmos mais, aplicarmos o que apredemos, não nos tornamremos presunçoso nem tão pouco orgulhosos e convencidos.
As escrituras relata em 1 Timóteo 1:5 "Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais; aos moços como a irmãos" e 2 Timóteo 4:2"Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina."em Filipenses 2 está escrito:Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Acho que foi justamente para evitarmoos esses sentimentos que nos foi escritos esss passagens.
E por útimo se verdadeiramente estivrmo disposto a amar uns oas outros teremos que ter mansidão para exortamor em amor,e não nos sentirmos superiores Pois,como ja mensionei assima temos que olhar os outros superiores.
Parabéns pelo tema,muitas vezes estamos tão fechados no nosso mundo que não percebemos o que fazemos.