terça-feira, 2 de março de 2010

Missão Integral: Uma pequena viagem


Postado por: Diêison O. Pereira

A visão de missão integral se enquadra a muitos aspectos sobre evangelização e ação social, na qual, passam a focalizar sua fundamentação e aplicação à luz da prática pastoral e missionária. Partimos de um princípio básico onde encontramos muitas diferenciações entre a responsabilidade tanto Evangelística como Social. Agora, será que Evangelização e Ação Social são distintas em termo de responsabilidade humana sem que nos tornemos culpados de distorcer as palavras de Jesus? Digo que o real não está apenas no coração humano, mas também nas estruturas sociais. A missão de todos e principalmente das igrejas inclui tanto na proclamação do Evangelho quanto sua demonstração. Precisamos, pois, evangelizar e de responder as necessidades humanas imediatas e trabalhar por transformações sociais.
Não há dicotomia bíblica entre a palavra falada e a palavra que se faz visível na vida do povo de Deus. Os homens olharão ao escutarem, e o que eles viverem deve estar em consonância com o que ouvem. Há tempos em que nossa comunicação pode dar-se por apenas atitudes e ações, e há outros em que a palavra falada estará só: mas precisamos repudiar como demoníaca a tentativa de impor uma linha entre a evangelização e a preocupação social. A missão integral é a sinalização histórica do reino de Deus, que será consumado na eternidade. A igreja, o corpo de Cristo, é o instrumento prioritário através do qual Jesus, o cabeça, exerce seu domínio sobre todas as coisas, no céu, na terra e debaixo da terra, não apenas neste século mas também no vindouro.
Sua missão aqui agora é a manifestação do Reino como uma realidade presente em sua própria pessoa e ação, em sua pregação do evangelho e em suas obras de justiça e misericórdia. Portanto, tornar o Reino de Deus historicamente visível como uma realidade presente, não é ter um mero apêndice da missão, mas uma parte integral da manifestação imediata do Glória do Pai: elas apontam para o reino que já veio e para o que está por vir.
Ser um sinal histórico do reino de Deus, levando o evangelho todo para o homem todo, priorizando relacionamentos envolvendo todos os seus freqüentadores além dos limites, Culto-Clero-Domingos-Templo.

4 comentários:

Diêison Reformata disse...

obrigado ir. Isaias
Para nós é muito importante expressar-mos o que Deus tem colocado em nossos corações, na qual a sola scriputure é a nossa vida.

Anônimo disse...

Dieison , a paz do SENHOR!

Embora não explicitamente, este seu artigo pode ser visto como uma síntese de Lausanne. Creio, assim como você, na urgência da proclamação do Evangelho Integral pela igreja hodierna.

È isso ai amigo. O caminho é esse.


Amplexos a todos do Apologia e Espiritualidade!


Joabe

Diêison Reformata disse...

A paz do Senhor ir. joabe!

Obrigado varão por estar nos acompanhado e vendo que estamos fazendo aquilo que é pra ser feito, defedendo a fé cristã.

Soli Deo Gloria

Johnnyson Sales disse...

-É Curioso Como Não Ví Maior Divulgação Deste Blog Antes ( Ao Menos No Flanelógrafo Da Igreja...),Admiro-me Só Agora Ter Tomado Conhecimento Do Mesmo. Parabenizo o Grupo E Agradeço A Deus A Existência De Um Espaço Como Este. Compartilhar, Questionar, Comentar, Impactar, Seja Este Nosso Objetivo E Levar A Cristo As Almas Eternas Que Ele Comprou!!!