O Grito do Mercado e a Resposta da Igreja II.
Postado por Onésimo Mesquita.
Dando continuidade ao post passado, quero fazer uma reflexão de como a igreja contemporânea tem respondido aos desafios de nosso tempo. Em alguns pontos de maneira muito errônea, negociando a verdade, por aceitação no mercado religioso. E dessa forma, para serem aceitas no mercado, algumas igrejas tem que comercializar objetos da religião, fazendo tudo para agradar o freguês. Mais por outro lado o autentico evangelho de Cristo jamais poderá ser vendido.
A Pregação como venda de objetos religiosos.
O cenário está ajeitado, a filosofia do momento é o sincretismo, o ensino é a cartilha da prosperidade. Com esse pano de fundo não poderia se esperar outro tipo de pregação. É anunciado que se todos passarem a congregar em determinada igreja, que não é como as outras que só falam de sofrimento, com tal conversa de “pecado original”, eles terão a “benção de Deus” que significa ser prospero em todas as áreas da vida; prosperidade tal que não passaremos por sofrimentos e dores aqui, pois tudo já nos é dado na morte de Cristo. A essência da mensagem é um tipo de escatologia realizada com ênfase na prosperidade financeira.
Para se obter essa prosperidade o devoto tem que fazer uso de “amuletos religiosos” que se usadas corretamente aumentaram a fé do devoto, que fará com que as bênçãos o alcancem. Esses objetos podem ser sempre dos mais diversos, como sal, rosa, copo com água, e ate mesmo redesenhar a arca da aliança, tudo isso com uma pregação altamente persuasiva, uma hermenêutica sempre dos mesmos versos e esses versos por sua vez sempre fora de seus contextos, abrindo mão de anunciar a verdade. Só resta esse tipo de pregação e ação para algumas igrejas que não conseguiram renunciar seus status e com isso perderam sua autoridade espiritual e já não conseguem serem testemunhas fieis do evangelho.
A Palavra da Cruz: Como resposta da Igreja.
Terminei o post de introdução sobre esse assunto, dizendo que a resposta da igreja é marcada pelas evidências da Encarnação, pois o mundo continua dizendo como Tomé “Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.” Essa é de fato a incredulidade de um mundo que não conhece o Cristo crucificado.
Sabendo disso, temos que pregar e responder a este mundo com fidelidade ao Senhor, e creio que nosso desafio é o mesmo que Paulo enfrentou em Corinto no século I. Ele enfrentou uma situação onde as pessoas perguntavam por sinais e sabedoria, ele diz:
Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; ¹
Essa situação é idêntica há de nossos dias, o desejo desenfreado pelo milagre e a busca por sabedoria é reflexo do coração do Homem, de seu vazio espiritual. E com isso a resposta do Mercado religioso é uma tentativa de agradar a gregos e judeus, que acaba tornado a mensagem do evangelho em sincretismo místico.
A resposta da igreja de Cristo deve ser a mesma do Apóstolo, que não se envergonhou do evangelho, mais declarou:
Mas nós pregamos a Cristo crucificado,
que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.²
e em outro lugar ele diz mais:
Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.³
Essa é a ousadia de quem tem convicção do seu chamado e responsabilidade diante de Deus.
Essa é nossa pregação, que é embasada no texto bíblico e confiante na ação poderosa do Espírito de Deus. Uma pregação que apresenta às marcas do corpo do Senhor, em resposta a incredulidade do mundo que age ainda como Tomé. Pregando dessa forma as evidencias da Encarnação de Cristo será notória por um viver que é coerente com sua proclamação. Que o Senhor nos use em sua misericórdia para darmos as razões de nossa Esperança. Solus Cristus!
____________________________
¹ I Co 1.22
²I Co 1.23
³ Rm 1.16
10 comentários:
Bravissimo!!!amigo Onésimo.
É causar indignação essa "comercialização espiritual" de algo que nos foi dado gratuitamente e que possui valor superior a tudo que existe nesse mundo.Bjo no coração
Em tempos de em que mercandejar a Palavra de Deus tornou-se comum, é bom ler textos que nos digam que a "boca de Deus" permanece aberta por meio de homens que ELE escolheu para serem fiéis dispenseiros dELE!
Deus lhe cuide meu mano!!
Sola Scriptura!!!
Muito obrigado pelo "Bravissimo! minha nobrissima.
Creio que a igreja de Cristo deve evitar essa logica de mercado>
Obrigado por suas palavras!
Onésimo Mesquita.
Meu nobre Pr.Ricardo,
os tempos são dificies, mais até penso que esse é tempo da pregação reformada ser olhada com bons olhos por todos.
Obrigado pelo comentario.
Onésimo Mesquita.
Parabens pelo seu blog, é uma bençao que Deus continue te abençoando sempre... visite meu blog, passa lá e comenta. te vejo por lá.
Gostei muito do texto, e acabo de indicar o seu blog na lista de "recomendados" do "Olhar Reformado". Que Deus continue te abençoando, e que o povo de Deus possa unir forças contra a apostasia que tão de perto ameaça a Igreja de Jesus.
Marcelo Lemos
Editor blog "Olhar Reformado"
Paz em Cristo jesus eu gostei muito do teu Blog é mo benção... ((Veja))www.blog-vidaprofetica.blogspot.com deixe um comentaria blz até logo valeuuuuu...
Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog.
Já estou seguindo!
Aproveito para lhes convidar a conhecer o meu blog, e se desejarem também segui-lo, será uma honra.
Seus comentários também serão muito bem-vindos.
www.hermesfernandes.blogspot.com
Te espero lá!
paz amigo e irmaõ! de tanto trabalho e corre-corre quase não estou tendo tempo para ler publicar alguama coisa no blog. pois bem! quando leio um comentario como esse a respeito de como as igrejas modernas tem levado o evangelho, fico pensando, aonde tudo isso vaidar, parece que retrocedemos no tempo e voltamos aos tempos de martinho lutero quando se vendiam indugencias para receber salvação. Fico feliz por voce amigo pois sei do seu esforço e desejo de trazer a verdade a pessoas que sem saber sao enganadas todos os dias. continuo querendo ter um pouquinho só desse enetendimento e dessa corajem. abraços..
-A Esperança Poderia Ser De Que Um Dia Compreendessem O Não-Valor ( De Incalculável Que É) Do Evangelho De Cristo.
-Mas Parece Que A Cada Dia Agrava-Se E Dificulta-Se Mais Este Entendimento.
-Até Quando Ó Pai, Negociaram O Teu Amor, Como Se Comprassem Santidade! Na Verdade Só Buscam Pra Si Cegueira Cada Vez Mais, Como Foi No Caso De Elimas, O Encantador De Pafos. [Atos 13.4-12]
-Oremos Amados E Combatamos Como Paulo Combateu Pela Pronunciação e Defesa deste Evangelho Louco(Para Os gregos) E Escândalo( Para os Judeus)!!
Postar um comentário