quarta-feira, 1 de julho de 2009



A convicção do Conhecimento da Teologia de Cristo.


Autor: Eney Araújo


Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem? (Provérbios 22:21)
O versículo acima citado faz jus ao motivo pelo qual não é bom que o missionário não tenha plena certeza e conhecimento da palavra de Deus.
A Bíblia é bem clara com relação ao obreiro está apto ao trabalho do senhor. Em (II Timóteo 2:15) – O Apostolo Paulo deixa bem claro esta condição, Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Qual a importância de conhecer bem a palavra da verdade? O evangelho genuíno da palavra de Deus há muito tempo foi desprezado por muitos, pelo fato que nem todos tiveram interesse suficiente de buscar meios pelos quais chegasse ao conhecimento pleno da verdade. Infelizmente os que tinham acesso ao conhecimento, muitas vezes faziam interpretação de forma equivocada e desta maneira transmitiram a muitos. Há muito tempo ouvimos muitos pregadores dizendo que não importa ter conhecimento, o que importa é ser espiritual, usando, por exemplo, o texto de (II Corintios 3:6) – “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.” Está e muitas outras foram e até hoje tem sido a base para muitos obreiros incultos carentes de esclarecimentos e conhecimento para saírem da ignorância tradicional que aceitaram e vivem até os dias de hoje. Mais aprouve a Deus usar pessoas que assim como os apóstolos zelaram pela verdade perfeita da palavra, nunca pregando em discordância àquilo que lhes foi ensinado, pelo contrario falavam com autoridade e ousadia, pondo suas vidas aprova mais nunca negando o evangelho de Cristo. Isto me faz lembrar da época de Lutero quando em defesa da verdade lutou pela liberdade do acesso da Bíblia à todos os homens, de maneira que não apoiou os bispos e magistrados daquele tempo, que sendo eles detentores do conhecimento da verdade, optaram pela mentira medíocre para satisfazer seus próprios interesses. Lamentavelmente alguns que apoiaram Lutero, chegaram a entender de forma errônea a luta pela reforma protestante, que se deu em uma guerra sangrenta.
Mas sabemos que Deus está no controle de tudo - E que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28).
Por essa e muitas outras razões não é bom que o missionário implantador seja leigo no conhecimento das escrituras. Zelemos por uma Missiologia mais Teológica e uma Teologia mais Missionária ambos devem caminhar juntas para não cairmos no erro dos que não adotaram está regra em seus ministérios, e assim obteremos o êxito naquilo que nos é proposto.
Quero aqui deixar meu conselho, dizendo se não tendes conhecimento suficiente, busque incessantemente, pedindo a Deus e sentiras a diferença que fazer a obra de Deus é bom, porem fazer com conhecimento é maravilhoso.

Um comentário:

Felipe Inácio disse...

Verdadeiramente, a maior parte da liderança eclesiástica não tem dado a mínima atenção ao conteúdo doutrinário das Escrituras, ao invés disso, preferem técnicas de marketing secular mesmo que isso signifique um conjunto de ovelhas sem qualquer base sólida.
Que Deus possa levantar homens e mulheres que realmente valorizem o maior fundamento para a vontade humana, a saber, a Palavra de Deus!